segunda-feira, maio 07, 2012

Entrevista com Pedro Queirolo

No automobilismo nacional, de 10 anos para cá surgiram a classe de pilotos empresários, os “Gentleman-Drives”, que são pilotos nos fins de semana e cuidam de seus negócios na semana, porém alguns poucos se destacaram com sua dedicação carisma que muitas vezes é maior do que de pilotos profissionais, esse é o caso de Pedro Queirolo, empresário na área de Marketing, mas hoje mais conhecido como o piloto do Corvette 13, que com suas atuações aguerridas, ganharia um grande numero de fãs pelo país.


Nesta entrevista ele fala da nova categoria de endurance que organiza, a Top Series, como também outras curiosidades sobre sua recente carreira com piloto. Confiram:

Racing Them : Qual é a expectativa para a Top Series? E nesse começo da categoria ela 
 usa como exemplo a ALMS (América Le Mans Series) ou a BES (Blancpain Endurance Series)? 

P.Queirolo :  Esperamos realizar um grande Campeonato Brasileiro de Endurance em 2012 e evoluir muito para 2013. A mistura de protótipos e carros de Grand Turismo é uma grande sensação para o público e os telespectadores. Os carros são muito diferentes, mas apresentam desempenhos semelhantes e o que pode fazer muita diferença é a estratégia adotada por cada equipe, além da constância e equilíbrio dos pilotos. De certa forma temos algumas semelhanças com a ALMS e a BES, mas os carros são diferentes, principalmente nas categorias TOP1 PR e TOP2 PR (protótipos). O foco principal é termos um regulamento que dê oportunidades iguais de vencer para todos participantes.

Racing Them : O item mais difícil será a equalização dos carros? E como será feita essa equalização?

P.Queirolo :  Essa é uma questão muito polêmica em campeonatos que não são monomarcas. No TOP SERIES os carros GT serão equalizados de acordo com suas especificações FIA, porém a parte de restritores, altura, amortecedores, molas e freios são livres. As equipes procurarão o melhor desempenho para a longa duração. Não adianta um carro ser mais rápido apenas em algumas voltas, terá de ser constante durante toda a corrida. No caso dos protótipos a equalização é feita através da relação entre peso mínimo e da cilindrada dos motores. Os protótipos turbo e os que têm acima de 2000cc entram na categoria TOP1 enquanto os aspirados até 2000cc concorrem pela TOP2. Nossa intenção é atrair uma grande variedade de protótipos e incentivar a fabricação desses carros. É um excelente custo x benefício para participar do campeonato.

Racing Them: Como foi a primeira corrida da Top Series para a organização e qual foi o retorno que a imprensa, torcedores, pilotos e equipes passaram para você? 

P.Queirolo : A primeira corrida do TOP SERIES foi muito interessante para nós organizadores. Conseguimos reunir 25 carros inscritos num circuito muito complicado, o Anhembi, e tivemos uma ótima aceitação mesmo com a duração de 2h, inferior as outras etapas. Em contrapartida tivemos 2 horas de transmissão da Band e um recorde de audiência de todas categorias que já organizamos, chegando ao pico de 2,5 pontos de audiência. Isso mostra que temos muito espaço para o TOP SERIES crescer e cair no gosto do público, pois as corridas são muito bonitas e bem movimentadas. Esperamos que as equipes que ainda não participaram tragam seus carros para termos um grid ainda maior e mais competitivo na prova de 10 de junho em Curitiba.

Racing Them: Sobre a parte promocional, ela será calcada na formula de sucesso que a Auto + fez com a GT Brasil?

P.Queirolo : Não vamos falar de GT Brasil... só olhamos para frente nos negócios que fazemos!!

Racing Them : Como chegou á Rodrigo Barbosa, ex-piloto da Indy Lights, seu parceiro de pilotagem na Top Series esse ano?

P.Queirolo: O agente do Rodrigo me procurou e fizemos um acordo para dividirmos a pilotagem em 2012. Apesar de não ter experiência em carros de GT ele tem se mostrado um ótimo piloto. Se adaptou rapidamente ao carro e está evoluindo sem pressa, bem gradativo, indispensável para provas de maior duração. Além disso ele tem um estilo de pilotagem bem segura e poupa muito bem o equipamento. Tenho certeza que conseguiremos bons resultados juntos.

Racing Them : E a Audi DTCC? Como apareceu essa oportunidade de competir lá e o que esta achando do campeonato e de seu desempenho?

 P.Queirolo : O AUDI DTCC  é um campeonato novo que está nascendo e já obtendo bons resultados. É uma categoria muito disputada, pois os carros são idênticos em termos de desempenho. Ainda não consegui resultados expressivos, minha melhor colocação foi um quarto lugar, pois estou me adaptando ao estilo do carro. Como os carros possuem os controles de tração fica difícil tirar vantagem nas curvas, pois se forçamos demais os controles entram em ação e acabamos perdendo tempo precioso. A organização está estudando a retirada dos controles ainda em 2012 e eu acredito que vai melhorar muito a guiada do carro. Enquanto isso vamos brincando, pois qualquer coisa que tenha 4 rodas em uma pista serve de treino sempre. Costumo fazer alguns treinos de kart também para não ficar parado nos intervalos das corridas!

Racing Them : Você ficou bastante conhecido principalmente no ano passado através das vitórias na GT3 com o Corvette, foi um ano de onde o público "conheceu" realmente o piloto Pedro Queirolo?

 P.Queirolo : Acredito que sim. Felizmente tive duas vitórias no circuito de rua do Anhembi e uma em Curitiba logo no início do campeonato. Posteriormente nosso carro foi punido com restrições de altura e de motor e tivemos muitas quebras durante o ano, comprometendo o resultado do campeonato. Apesar de novo no automobilismo, entro pra vencer! É muito chato entrar numa corrida, sabendo que seu equipamento está inferior e que as chances são mínimas. Desde a época do Troféu Maserati venci algumas corridas e fui ganhando amigos e fãs que admiram meu estilo de pilotagem. Sempre busco as ultrapassagens e com alguns bons resultados que consegui acho que ajudou bastante, devido uma maior exposição na mídia.


 Racing Them : Nas visitações da GT3,você era o piloto mais requisitado para fotos e autógrafos, o porque você acha que isso acontecia e no que o público se identifica com você?

P.Queirolo :  É muito gratificante saber que tenho pessoas que me admiram e torcem por mim. As vezes um simples olhar ou um aperto de mão é o bastante para quem saiu de casa e foi até o autódromo assistir uma corrida, por isso gosto de atender todo mundo. É um momento especial para ambos os lados. Aproveito para agradecer meu Fã Clube oficial que está sempre presente nas corridas levando energia positiva para mim e para nossa equipe!



Pedro Queirolo é apoiado pela Multisolution, Auto+ e Uracer
Site:www.pedroqueirolo.com

Twitter:@PEDROQUEIROLO

Facebook: https://www.facebook.com/pedroqueirolo13

Site do Fã Clube: http://pedroqueirolofcoficial.wordpress.com/

Facebook do Fã Clube: https://www.facebook.com/pages/Pedro-Queirolo-FC-Oficial/212629815435890
Twitter do Fã Clube: @PedroQFCOficial
Entrevista feita por @leogomes83

3 comentários:

  1. Entrevista pequena mais produtiva..
    Se todos os pilotos fossem e tivessem a visão do Pedro, a nossa receptividade, como fãs, nos boxes seria melhor. Abraços a todos da Racing Them...

    ResponderExcluir
  2. Pedro Queirolo e gente boa pra caramba sempre respondendo os Twittes postado pra ele ... tenho um bone do Covertte Vermelo o famoso #PQ13 to esperando as vendas dos novos pra atualizar

    ResponderExcluir
  3. Entrevista bacana, Pedro Queirolo demostra uma visão bem legal em relação ao publico, espero que a Top Series compartilhe essa visão

    ResponderExcluir