A Porsche Cup faz sua estreia em 2012 no Brasil depois da temporada em Portugal, a etapa de Interlagos em São Paulo terá muitas novidades, principalmente com estreias de novos pilotos.
Na Challenge, Fábio Alves pilotará o carro número 63, uma referência ao seu ano de nascimento. Ele pretende adquirir experiência e ser competitivo à medida que se familiarizar com a Porsche Challenge. “O objetivo para Interlagos é me adaptar ao carro e à categoria”, afirma. “Quero tentar fazer uma corrida tranquila e ganhar quilometragem.” Ele avisa que o Porsche 911 GT3 Cup de motor de 3,6 litros e 420 cv de potência será o carro mais potente que já pilotou em corridas. “Agora a pedreira é maior.” Afirma Fábio.
Fábio Alves disputou em 1983 o campeonato regional de Stock 5.000. Obteve seis das oito poles e terminou a temporada em terceiro lugar. Em 1984, passou para os monopostos do Brasileiro de Fórmula Fiat. De 1985 a 1987, competiu no Brasileiro de Fórmula Ford e foi vice-campeão paulista e carioca em 1987, ano em que pilotos como Gil de Ferran e Djalma Fogaça faziam parte da categoria. Fez de 1995 a 1997, a Copa Corsa regional, sendo vice em 1996 e 1997.
Franco Giaffone, o outro estreante da Challenge, também tem larga experiência no automobilismo. Só que a maior parte dela foi às competições na terra: ele foi um dos mais assíduos nomes do autocross no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. “Comecei a correr no asfalto recentemente, em 2010, e estou na terceira temporada do Mini Challenge. Na verdade, procuro um desafio novo. Acho que facilita o fato de o Porsche ter tração traseira, algo que já enfrentei na época de terra. Farei esta prova para conhecer o evento, a estrutura, o carro”, conta.
Na categoria Cup, o paulista Pedro Queirolo chega com grande experiência em carros do tipo Gran Turismo. Ele começou a correr com protótipos Spyder-VW em 2007, passando depois para as provas de endurance e de GT, nas quais pilotou modelos como Maserati Trofeo, Dodge Viper e Chevrolet Corvette. Em 2011, ele venceu as provas da GT3 Brasil realizada no circuito de rua do Anhembi, como preliminares da etapa brasileira da Fórmula Indy. “Minha expectativa é fazer uma estreia legal na Porsche. Será minha primeira experiência com o carro e acredito que seja bem bacana de se guiar”, afirma.
Apesar de já estar habituado a carros potentes, como o Chevrolet Corvette que pilota na Top Series, Queirolo não prevê uma estreia fácil: “Acho que será bem difícil, porque a Porsche Cup tem grandes pilotos e todos já estão bastante acostumados ao carro. Espero terminar as duas corridas e me divertir. Para se poder ter algum resultado, é preciso chegar ao fim da corrida”.
Texto : Leonardo Gomes
Fotos : http://www.porschegt3cup.com.br/
@leogomes83
Nenhum comentário:
Postar um comentário