Racing Them : Como começou sua paixão por automobilismo?
R.Boesel : Sempre gostei de carros desde criança, brincava de autorama, mas quando andei em um Kart aos 14 anos foi quando realmente despertou essa paixão.
Racing Them : Como foi pilotar na Fórmula Ford 1600 ? Qual o seu melhor momento na categoria?
R.Boesel : No começo foi difícil, quando fui para a Inglaterra nunca tinha pilotado um monoposto, mas uma corrida especial foi uma vitória em Brands- Hatch a qual recebi o prêmio de Nelson Piquet.
Racing Them : Na Fórmula 3, você participou, e terminou o campeonato em terceiro lugar, como foi chegar a este resultado?
R.Boesel : Foi um ano muito disputado, consegui 3 vitórias e subi ao pódium 12 vezes, mesmo assim terminei em terceiro, fui muito constante e com poucos acidentes.
Racing Them : Depois de testar um carro de Fórmula 1 pela equipe McLaren, você entrou na Fórmula 1, como foi pilotar na maior categoria do automobilismo?
R.Boesel : Muito empolgado no ínicio por ter chegado a Fórmula 1 mas depois de um tempo começaram as decepções e a pressão para bons resultados, mas em equipe ruim não da para fazer milagres.
Racing Them : Depois da Fórmula 1, você foi para os Estados Unidos pilotar na Fórmula Indy, no início, você sentiu muita diferença entre os circuitos, no carro e na pilotagem?
R.Boesel : Muita diferença, os motores da F1 tinham 500 cavalos já na Fórmula Indy eram de 800 cavalos, o carro mais pesado, mas me adaptei super bem aos ovais que é uma técnica diferente de pilotar, acabei tendo bons resultados nos ovais, já os outros circuitos foi só uma questão de aprender a pista.
Racing Them : Você é o brasileiro que mais participou das 500 milhas de Indianápolis ( total de 13 participações), como é pilotar as 500 milhas?Algo muda na preparação do carro?
R.Boesel : O carro é todo regulado para fazer curvas só para esquerda, tem vários ajustes na suspensão que são bem diferentes dos outros tipos de pista, na parte de pilotagem é muita concentração e manter um ritmo constante o tempo todo, como os carros hoje em dia são muito confiáveis é um ritmo forte do começo ao fim, normalmente durante a corrida nos pit-stops que são de 5 a 6 vamos fazendo ajustes no carro para a mudança das condições da pista.
Racing Them : Em 1991, você conquistou a segunda posição das 24 horas de Le Mans, como foi conseguir esta posição? Quais foram as dificuldades enfrentadas?
R.Boesel : Foi uma corrida bem disputada, ficamos o tempo todo brigando pela liderança, inclusive lideramos por várias horas, mas o nosso maior problema foi que gastávamos 5% a mais de combustível do que o permitido, o regulamento em Le Mans tem um nímero X de litros que pode ser usado para completar a corrida, no final tivemos que aliviar o ritmo para terminar assim dando a vitória a Mazda.
Racing Them : De todas as categorias que você já pilotou, qual foi a melhor?
R.Boesel : O ano da conquista do Campeonato Mundial pela Jaguar foi incrível, mas tenho ótimas memórias da Fórmula Indy também.
Gostou?Faça seu comentário
Muito legal!! Sempre com bons entrevistados. Você vai longe, mocinha!
ResponderExcluir