segunda-feira, abril 16, 2012

Racing Them - Entrevista com Raul Boesel

Raul Boesel, guiou em várias categorias, como, Fórmula Indy, Fórmula 1, Fórmula Ford 1600, etc.Confira a entrevista.

Racing Them : Como começou sua paixão por automobilismo?

R.Boesel : Sempre gostei de carros desde criança, brincava de autorama, mas quando andei em um Kart aos 14 anos foi quando realmente despertou essa paixão.



Racing Them : Como foi pilotar na Fórmula Ford 1600 ? Qual o seu melhor momento na categoria?

R.Boesel :
No começo foi difícil, quando fui para a Inglaterra nunca tinha pilotado um monoposto, mas uma corrida especial foi uma vitória em Brands- Hatch a qual recebi o prêmio de Nelson Piquet.



Racing Them :
Na Fórmula 3, você participou, e terminou o campeonato em terceiro lugar, como foi chegar a este resultado?

R.Boesel :  Foi um ano muito disputado, consegui 3 vitórias e subi ao pódium 12 vezes, mesmo assim terminei em terceiro, fui muito constante e com poucos acidentes.      


Racing Them : Depois de testar um carro de Fórmula 1 pela equipe McLaren, você entrou na Fórmula 1, como foi pilotar na maior categoria do automobilismo?

R.Boesel : Muito empolgado no ínicio por ter chegado a Fórmula 1 mas depois de um tempo começaram as decepções e a pressão para bons resultados, mas em equipe ruim não da para fazer milagres.



Racing Them : Depois da Fórmula 1, você foi para os Estados Unidos pilotar na Fórmula Indy, no início, você sentiu muita diferença entre os circuitos, no carro e na pilotagem?

R.Boesel : Muita diferença, os motores da F1 tinham 500 cavalos já na Fórmula Indy eram de 800 cavalos, o carro mais pesado, mas me adaptei super bem aos ovais que é uma técnica diferente de pilotar, acabei tendo bons resultados nos ovais, já os outros circuitos foi só uma questão de aprender a pista.


Racing Them : Você é o brasileiro que mais participou das 500 milhas de Indianápolis ( total de 13 participações), como é pilotar as 500 milhas?Algo muda na preparação do carro?

R.Boesel : O carro é todo regulado para fazer curvas só para esquerda, tem vários ajustes na suspensão que são bem diferentes dos outros tipos de pista, na parte de pilotagem é muita concentração e manter um ritmo constante o tempo todo, como os carros hoje em dia são muito confiáveis é um ritmo forte do começo ao fim, normalmente durante a corrida nos pit-stops que são de 5 a 6 vamos fazendo ajustes no carro para a mudança das condições da pista.


Racing Them :  Em 1991, você conquistou a segunda posição das 24 horas de Le Mans, como foi conseguir esta posição? Quais foram as dificuldades enfrentadas?

R.Boesel : Foi uma corrida bem disputada, ficamos o tempo todo brigando pela liderança, inclusive lideramos por várias horas, mas o nosso maior problema foi que gastávamos 5% a mais de combustível do que o permitido, o regulamento em Le Mans tem um nímero X de litros que pode ser usado para completar a corrida, no final tivemos que aliviar o ritmo para terminar assim dando a vitória a Mazda.

Racing Them : De todas as categorias que você já pilotou, qual foi a melhor?

R.Boesel : O ano da conquista do Campeonato Mundial pela Jaguar foi incrível, mas tenho ótimas memórias da Fórmula Indy também.




Gostou?Faça seu comentário

Um comentário: