segunda-feira, abril 16, 2012

Racing Them - Christian Fittipaldi comenta como foi pilotar na Fórmula Truck

Christian Fittipaldi, que em duas etapas da Fórmula Truck, substituiu Geraldo Piquet ( na etapa do Rio de Janeiro largou na pole), conta em uma entrevista como foi pilotar na Fórmula Truck.Confira.

Christian Fittipaldi nunca pilotou um Truck, essa foi a primeira vez.


Racing Them : Quando você recebeu o convite para pilotar na Fórmula Truck por duas etapas, como foi sua reação?


C.Fittipaldi : Pra dizer a verdade, eu fiquei bem animado. Principalmente porque era a oportunidade de guiar um ótimo caminhão e era uma chance pra realmente sentir como é competir numa categoria diferente, onde você fica dividindo freadas com seus concorrentes o tempo todo.
Essa situação coube como uma luva para entender a categoria e, eventualmente, traçar planos para o futuro.

Racing Them :  Foi a primeira vez que você pilotou um truck, como foi, é diferente de pilotar um carro de turismo? Exige um pouco mais do piloto?


C.Fittipaldi : No final do dia, apesar de ser um caminhão, tem os mesmo problemas de um carro. Escapa de frente, escapa de traseira ou não traciona direito. Então, tem sempre problemas a serem corrigidos. O centro de gravidade do caminhão é bem mais alto. A massa é muito maior, tem mais peso, é mais agressivo. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, é mais difícil de guiar. Quanto mais delicado, menos difícil o caminhão acaba sendo pra você conduzir.



Racing Them : Na segunda etapa, você foi surpreendentemente bem nos treinos e até saiu com a pole. É mais difícil do que parece pilotar um truck de corrida?


C.Fittipaldi : Eu acho que foi fruto de um ótimo trabalho no Velopark. A gente conseguiu capitalizar tudo no Rio de Janeiro. Eu diria que estava mais acostumado a guiar no Rio porque já tinha feito uma corrida inteira e já sabia o que esperar. E, lembrando que antes de ir pro Velopark, eu só tinha dado dez voltas. A experiência com o caminhão era zero. Eu não estava surpreso. Tendência natural. Aprendi no Velopark e consegui bons resultados nos treinos. Pena que na corrida deu tudo errado. Mas até então, foi tudo ótimo.

Racing Them :  Como foi pilotar com grandes nomes da Fórmula Truck, como o Pedro Muffato,Felipe Giaffone, Danilo Dirani, etc?

C.Fittipaldi : Foi ótimo. A grande maioria deles eu também já conhecia e já tinha corrido em outras categorias. No caso do Pedro, corri de Fórmula 3 em 89 e 90, até uma situação legal. No caso do Felipe, somos grandes amigos, nos conhecemos há muitos anos e já corri contra ele no kart diversas vezes, assim como com outros pilotos.
Alguns foram novidades, mas o importante é que, indiferentemente da categoria, é sempre bom ter muito respeito por aqueles que estão concorrendo. E, tendo respeito, as coisas, com certeza, se enquadram de uma maneira correta.

Racing Them :  O que estas duas etapas representou para você?

C.Fittipaldi : Representaram um aprendizado muito grande e acho que um entendimento enorme da categoria e, sinceramente, se tiver outra oportunidade, com certeza, eu sei o que esperar da categoria e do caminhão.

Racing Them : Se houvesse a oportunidade novamente de você pilotar na Fórmula Truck, você aceitaria?E ser um piloto da Fórmula Truck, não somente em algumas etapas, como foi o caso que você substituiu o Geraldo Piquet?

C.Fittipaldi : Acho que se fosse pra pilotar com condições mais ou menos adequadas para poder estar numa situação competitiva durante toda uma temporada, não vejo o que me impediria de correr na categoria.


Fotos : Orlei Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário