Estreia de alguns pilotos, disputas fortíssimas e alguns acidentes marcaram a etapa ensolarada da Porsche Cup Brasil em Interlagos nesta Sexta (25) e Sábado (26).
Na Porsche Cup, a categoria principal, Clemente Lunardi e Marcel Visconde foram os grandes nomes das provas 5 e 6 da Porsche Cup, realizadas neste sábado (26 de maio) em Interlagos. O líder da temporada conquistou sua quarta vitória do ano na primeira corrida do dia, enquanto Marcel, o piloto com maior número de largadas na Porsche Cup (e único a ter participado de todas as provas desde o surgimento da categoria, em 2005), venceu sua segunda corrida na carreira após resistir à pressão de Roberto Posses, campeão de 2005.
A primeira corrida do dia repetiu o duelo entre Lunardi e Ricardo Baptista, que dividiram a primeira fila. Os dois andaram muito próximos durante toda a prova, com Lunardi recebendo a bandeirada apenas 6 décimos de segundo à frente do adversário. Marcel Visconde fez uma excelente largada, pulando de nono para terceiro e chegando a se aproximar dos líderes. No final, manteve um ritmo seguro para garantir sua posição.
Atrás deles, a corrida ficou completamente indefinida até as voltas finais. O quarto lugar foi ocupado por Otávio Mesquita e, depois, por Pedro Queirolo, que estava estreando na categoria. Mesquita se atrasou, Queirolo abandonou após uma colisão com Daniel Paludo e Sérgio Ribas parecia ter a posição garantida quando abandonou com um pneu furado. Quem recebeu a bandeirada em quarto foi Eduardo de Souza Ramos, após uma bela disputa com Zeca Feffer, quinto. Mesquita ainda se recuperou e ficou em sexto.
Com a regra de inversão dos oito primeiros colocados para o grid da prova seguinte, Roberto Posses e Guilherme Figueirôa ocuparam a primeira fila no grid da prova 6. Mas, outra vez, Marcel Visconde fez uma largada fulminante, saindo do sexto lugar para o primeiro no S do Senna. Marcel e Posses disputaram o primeiro lugar, com Posses assumindo a liderança na segunda volta na Descida do Lago. Três voltas mais tarde, Posses cometeu um erro na saída da chicane do Café e Marcel retomou a ponta, onde ficou até receber a bandeirada. Enquanto isso, Ricardo Baptista se recuperava e partia para cima de Posses, que só perdeu a posição após cometer um pequeno erro. Mais atrás, outra atração era a disputa entre Mesquita e Queirolo pelo quarto lugar com vantagem final para o apresentador de TV.Diga-se de passagem. Pedro por causa do acidente da primeira corrida largou em 17° e fez uma corrida fantástica ganhando 12 posições, Lunardi foi o sexto, em grande recuperação após rodar ao receber um toque involuntário de Baptista na Descida do Lago, ainda na primeira volta.
Lunardi correu gripado e afirma que se cansou muito, especialmente na primeira corrida: “Se o Ricardo tivesse chegado mais e eu tivesse tido um embate com ele, não sei se teria físico para agüentar”, afirmou. Para Marcel, a vitória foi mais um bom resultado conquistado na largada. “Fui muito feliz nesta largada. Daqui a pouco vão até falar que a queimei, que tenho controle de tração… Mas o fato é que saí para o lado certo. O pessoal se enganchou no lado esquerdo e fiquei com a reta a meu dispor. Quando fui fazer a tangência, eu já estava na frente. Nas últimas três voltas me lembrei daquela corrida que perdi na última volta para o Miguel Paludo aqui em Interlagos. Pensei: ‘Desta vez não pode acontecer isso. De novo não’. Ganhar em casa é especial, é onde nasci. O Beto estava rápido, me ultrapassou na reta oposta, mas depois o acompanhei bem. O ritmo estava bem igual. Era uma questão de tirar proveito de um erro dele, e ele errou na chicane e fui embora.”
Resultado final da prova 5
1) 7-Clemente Lunardi, 15 voltas em 28:15.325, média de 137,411 km/h
2) 27-Ricardo Baptista, a 0,622
3) 55-Marcel Visconde, a 4,581
4) 3-Eduardo de Souza Ramos, a 19.640
5) 18-Zeca Feffer, a 22.722
6) 51-Otávio Mesquita, a 24.139
7) 09-Guilherme Figueirôa, a 24.359
8) 52-Roberto Posses, a 28.611
9) 36-Charles Reed, a 29.027
10) 11-Omilton Visconde, a 35.415
11) 89-Daniel Paludo, a 35.931
12) 64-Henry Visconde, a 1:04.103
13) 40-Maurizio Billi, a 1 volta
14) 63-Sérgio Ribas, a 4 voltas
15) 10-Adalberto Baptista, a 8 voltas
16) 16-Ésio Vichiese, a 9 voltas
17) 13-Pedro Queirolo, a 9 voltas
18) 97-Marcos Barros, a 12 voltas
19) 81-Fábio Viscardi, a 14 voltas
20) 99-Tom Valle, a 14 voltas
Resultado final da prova 6
1) 55-Marcel Visconde, 16 voltas, 28:03.045, 147,641 km/h
2) 27-Ricardo Baptista, a 1.678
3) 52-Roberto Posses, a 12.093
4) 51-Otávio Mesquita, a 19.674
5) 13-Pedro Queirolo, a 19.695
6) 7-Clemente Lunardi, a 20.384
7) 09-Guilherme Figueirôa, a 20.973
8) 99-Tom Valle, a 22.350
9) 81-Fábio Viscardi, a 25.346
10) 18-Zeca Feffer, a 31.128
11) 40-Maurizio Billi, a 33.286
12) 63-Sérgio Ribas, a 35.079
13) 11-Omilton Visconde, a 1:07.865
14) 89-Daniel Paludo, a 1:10;183
15) 36-Charles Reed, a 1:55.377
12) 64-Henry Visconde
17) 3-Eduardo de Souza Ramos
18) 97-Marcos Barros
19) 10-Adalberto Baptista
20) 16-Ésio Vichiese, não largou
Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.
Classificação do campeonato após 6 provas
1) Clemente Lunardi, 114; 2) Ricardo Baptista, 108; 3) Marcel Visconde, 79; 4) Roberto Posses, 71; 5) Fábio Viscardi, 69; 6) Otávio Mesquita, 55,5; 7) Tom Valle, 49; 8) Guilherme Figueirôa, 45; 9) Zeca Feffer, 39; 10) Daniel Paludo, 38; 11) Maurizio Billi, 33; 12) Adalberto Baptista, 30; 13) Omilton Visconde Jr, 29; 14) Eduardo de Souza Ramos, 28; 15) Marcelo Franco, 15; 16) Esio Vichiese, 15; 17) Sérgio Ribas, 14; 18) Pedro Queirolo, 12; 19) Henry Visconde, 11; 20) Charles Reed, 9; 21) Marcos Barros, sem pontos.
Video
Já na Porsche Challenge, o piloto paulista Daniel Schneider viveu neste sábado (26 de maio) um dia inesquecível em Interlagos. Ele dominou a quinta prova da Porsche Challenge e obteve sua primeira vitória na categoria, depois de largar na pole position (também pela primeira vez) e de fazer a volta mais rápida da prova. O resultado permitiu a Schneider, que até então tinha três quartos lugares como melhores resultados, assumir a vice-liderança do campeonato. O líder na pontuação é Gilberto Farah, quarto colocado na corrida.
Como sempre, a corrida da Challenge foi bastante movimentada, com muitas trocas de posição e alguns acidentes. O primeiro deles aconteceu na Descida do Lago na primeira volta, quando Ludovico Pezzangora rodou e foi atingido por Renato Benedetto, levando a direção de prova a acionar o safety car por duas voltas. Na relargada, Schneider manteve a ponta, mas foi ultrapassado por Eduardo Azevedo na Descida do Lago. Azevedo, Schneider e Sylvio de Barros passaram a andar separados por curta distância, numa disputa de prender o fôlego. E que só acabou na oitava volta: Schneider recuperou a liderança na Descida do Lago e logo na sequência Sylvio e Azevedo colidiram. Bem de leve, mas o suficiente para os dois rodarem e perderem muitas posições.
Daí em diante, Rodolfo Ometto passou a ser o mais próximo perseguidor de Schneider, mas sem ameaçar sua vitória. Alan Turres, segundo no grid de largada, perdeu posições na primeira volta, mas se recuperou e conseguiu seu melhor resultado na Challenge. Gilberto Farah, líder do campeonato, terminou em quarto lugar, com Johnny Freire e Tommy Soubihe completando os seis primeiros colocados com direito a pódio. A prova de Soubihe foi particularmente notável: ele não participou do treino classificatório, saiu em último entre os 22 carros e fez uma corrida de recuperação espetacular para terminar em sexto, resistindo à pressão imposta por Sylvio nas voltas finais.
No pódio, com o macacão completamente ensopado pelo espumante jogado pelos colegas, Schneider comemorou muito sua vitória. “Eu já estava bastante confiante depois de fazer a pole position, mas não tinha certeza de como seria o ritmo de corrida”, explicava. “Larguei muito bem, mas depois travei as rodas para evitar uma batida no Dudu (Eduardo Azevedo) e achei que minha corrida estivesse arruinada, porque o carro começou a vibrar muito”, contou.
Há alguns meses, Schneider chegou a cogitar a hipótese de parar de correr. Em Interlagos, empolgado e ainda no pódio, com o macacão ensopado pelo espumante despejado pelos pilotos classificados entre segundo e sexto lugares, ele afirmava: “Agora, a possibilidade de eu parar é nenhuma. Não paro nunca mais!”, brincava.
Ometto, segundo colocado, também estava contente com o resultado. “O começo do ano foi bem difícil para mim em Portugal, onde tive zero de sorte. Aqui, consegui manter um bom ritmo na corrida e tive sorte com o enrosco do pessoal. Lutar pela vitória era difícil. Eu já estava com os pneus bem desgastados e até o Alan começou a se aproximar de mim. No meio das curvas, eu perdia um pouco a frente do carro. Mas o Alan também não se aproximava muito e deu tudo certo.”
Turres, por sua vez, celebrou o que definiu como “final de semana de bons resultados”: “Fiz uma largada ruim, caí para quinto ou sexto, mas mantive um ritmo bom de corrida. Depois tive um toque com o Ipe (Ferraiolo) e meus pneus acabaram, porque os travei bastante nesse incidente. Mantive-me em quinto, mas andando bem rápido, não deixando o pelotão da frente escapar. Com a batida do Dudu e do Sylvio, sobrou um terceiro lugar para mim. Eu até conseguiria me aproximar do Rodolfo, mas não tinha mais pneu. Depois administrei a posição. Nesta corrida, me livrei mais das confusões. Nas outras vezes, geralmente acabava no meio delas…”.
Porsche Challenge – Resultado da prova 5
1) 77-Daniel Schneider, 14 voltas em 26:53.869, média de 134,723 km/h
2) 8-Rodolfo Ometto, a 1.619
3) 99-Alan Turres, a 3.057
4) 81-Gilberto Farah, a 9.037
5) 11-Johnny Freire, a 12.530
6) 7-Tommy Soubihe, a 14.161
7) 1-Sylvio de Barros, a 14.418
8) 19-Franco Giaffone, a 22.994
9) 10-Carlos Silveira, a 29.025
10) 88-Eduardo Azevedo, a 34.578
11) 17-Marcelo Stallone, a 35.341
12) 57-Jorge Borelli, a 43.287
13) 3-Armando di Nardo, a 1:29.774
14) 4-Gui Affonso, a 1:40.028
15) 63-Fábio Alves, a 3 voltas (abandono)
16) 25-Guilherme Ribas, a 4 voltas (abandono)
17) 00-Ipe Ferraiolo, a 5 voltas (abandono)
18) 18-Carlos Ambrósio, a 8 voltas (abandono)
19) 9-Edu Guedes, a 13 voltas (abandono)
20) 16-Ludovico Pezzangora, a 14 voltas (abandono)
21) 82-Renato Benedetto, a 14 voltas (abandono)
22) 27-Amilcar Collares, a 14 voltas (abandono)
Volta mais rápida: Rodolfo Ometto, 1:46.253, média de 146,164 km/h
Classificação da Porsche Challenge após 5 provas
1) Gilberto Farah, 54 pontos; 2) Daniel Schneider, 39; 3) Johnny Freire, 39; 4) Eduardo Azevedo, 38; 5) Sylvio de Barros, 37; 6) Gui Affonso, 30; 7) Peter O’Donnel, 30; 8) Ipe Ferraiolo, 29; 9) Alan Turres, 28; 10) Guilherme Ribas, 24; 11) Rodolfo Ometto, 22; 12) Edu Guedes, 22; 13) Carlos Silveira, 21; 14) Carlos Ambrósio, 17; 15) Tommy Soubihe, 16; 16) Marcelo Stallone, 15; 17) Amilcar Collares, 10; 18) Franco Giaffone, 8; 19) Ludovico Pezzangora, 5; 20) Jorge Borelli, 4; 21) Vitor Scheid, 4; 22) Armando Di Nardo, 4; 23) Marcello Sarcinella, 3; 24) Renato Benedetto, 2; 25) Fábio Alves, 1 ponto.
Fonte e agradecimentos: http://www.porschegt3cup.com.br/
Confira este vídeo, alguns momentos da corrida em Interlagos.
Texto : Leonardo Gomes
Foto : Leonardo Gomes/ Racing Them
@leogomes83

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